Cardiologista é o médico especializado em cardiologia, a área da medicina focada em estudar, cuidar e prevenir doenças dos coração e dos vasos sanguíneos. Para isso, o cardiologista ouve cada paciente de forma única, com base em seu histórico, sintomas e desejos e realiza um cuidadoso exame físico. A partir daí, fornece orientações individualizadas e utiliza diferentes exames conforme ache necessário. A cardiologia é uma das áreas da medicina em que existem mais estudos e remédios. Cabe ao cardiologista avaliar como todo esse conhecimento se aplica à pessoa à sua frente e então de avaliar a necessidade de mudanças de estilo de vida, medicações e/ou procedimentos.

Além de realizar consultas, o cardiologista pode se subespecializar em alguma doença, algum exame ( como ecocardiografia, no caso do Dr André) ou em alguns procedimentos específicos ( como cateterismo cardíaco ou implante de marcapasso). Um cardiologista não é o mesmo que o cirurgião cardíaco. O cirurgião cardíaco é responsável por realizar tratamentos cirúrgicos, geralmente com necessidade de peito aberto.
Formação
Para se tornar um cardiologista, é necessária uma longa formação de estudo e prática, composta por:
- 6 anos na faculdade de medicina
- 2 anos de residência médica de clínica médica
- 2anos de residência médica de cardiologia
- 1 a 3 anos de Formação adicional em sub-área
- Titulação pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, através de prova específica
Quando buscar um cardiologista?
O melhor momento para buscar um cardiologista é quando se busca prevenção. Existem diversas medidas que podem ser adotadas no dia-a-dia que diminuem o risco se ter doenças graves como infarto ou derrame ( acidente vascular cerebral) no futuro, e a consulta com o cardiologista é uma oportunidade de entendê-las melhor e aumentar o seu comprometimento. Recomenda-se que todas as pessoas anualmente passem em uma consulta médica, e o cardiologista é um dos profissionais indicados.

Em especial a partir dos 35 anos, e principalmente quando já se tem histórico de doença cardiovascular na família, caso já tenha fumado ou se deseje iniciar a prática de exercícios, é indicado o check-up anual com cardiologista.
É necessário também passar em consulta com cardiologista quando se tem alguns sintomas, algumas doenças conhecidas ou antes da realização de algumas cirurgias ou procedimentos.
Sinais e sintomas que indicam a necessidade de consultar com cardiologista:
- Dores no peito.
- Falta de ar
- Disparos no coração ( sensação de arritmia)
- Inchaço nas pernas
- Desmaios
- Suor excessivo.
- Aferição de pressão elevada ( maior do que 140×90, ou 130×80 para algumas pessoas)
- Sopros no coração
Algumas doenças que precisam de acompanhamento cardiológico:
- Angina;
- Doença arterial coronariana (entupimento das artérias do coração);
- Infarto do miocárdio;
- Fibrilação atrial;
- Outras arritmias;
- Insuficiência cardíaca (coração “inchado” ou fraco);
- Dislipidemia (colesterol alto);
- Hipertensão (pressão alta);
- Diabetes Mellitus;
- Miocardiopatias;
- Doenças da aorta (Ectasia, aneurisma);
- Pericardite;
- Miocardite;
- Doenças das valvas do coração (Insuficiência mitral, estenose mitral, insuficiência aórtica ou estenose aórtica, entre outras).
Como escolher um cardiologista?
A Sociedade Brasileira de Cardiologia ( SBC) recomenda que se escolha um especialista que tenha titulação, geralmente obtida através de prova realizada pela Sociedade. Já o Conselho Federal de Medicina ( CFM) orienta quanto ao Registro de Qualificação de Especialidade ( RQE) como documento essencial para registro de especialidade.
Além do reconhecimento formal como especialista, é muito importante que a pessoa identifique no cardiologista valores como boa comunicação e respeito a valores individuais, por exemplo.
Caso o paciente esteja incerto quanto a um diagnóstico que recebeu, ou à indicação de um procedimento, é recomendado que busque uma segunda opinião.
Atendimento na Clínica do Coração - Dr. João de Deus

Perto de você: em Feira de Santana - BA
A Clínica do Coração – Dr. João de Deus está localizada na Avenida Maria Quitéria, Nº 1388, no centro da cidade, é facilmente identificado.
Atendimento por Telemedicina
Para sua maior comodidade, o seu atendimento pode ser feito no conforto de sua casa. Saiba os benefícios da telemedicina:
- Evita idas desnecessárias a clínicas e hospitais;
- Acesso fácil e rápido a um atendimento médico;
- Maior segurança em tempos de pandemia;
- Maior comodidade ao poder realizar a consulta em casa.
Contato
Em que eu posso te ajudar? Cuidar do seu bem estar é fundamental. Fale comigo!

Dr. André Chateaubriand
- (75) 3221-4912
- (75) 3221-4820
- drandrechateaubriand@gmail.com