Ecocardiograma:
- Para que serve?
- Como é feito esse exame?

O ecocardiograma é o ultrassom do coração, um exame que parece simples e sem incômodos para quem está sendo avaliado, mas que traz uma grande riqueza de detalhes sobre a sua estrutura e funcionamento.  Ele serve para avaliar,  em tempo real, algumas características do coração, como tamanho, funcionamento das válvulas, espessura e força do músculo, além da direção, velocidade e alterações no fluxo sanguíneo. Esse exame também permite ver o estado dos  grandes vasos, como a artéria pulmonar e a aorta.

Para a realização do ecocardiograma, um médico que já é especializado em cardiologia realiza uma capacitação adicional. No caso do Dr. André Chateaubriand, essa foi uma residência Médica  de mais 2 anos no melhor hospital cardiológico da América Latina, o Instituto do Coração da USP, em São Paulo (InCor- HCFMUSP). Outra forma de ser reconhecido como ecocardiografista é realizar uma prova da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que confere o título de ecocardiografista. Essa titulação também faz parte do currículo do Dr. André. 

Tipo mais utilizado de ecocardiograma:

  • Ecocardiograma transtorácico com doppler: é o exame mais comumente realizado, em que o equipamento é colocado na região do peito, com gel. O nome ecodopplercardiograma ou ecocardiograma com doppler são sinônimos. Isso quer dizer que durante o exame os fluxos de sangue estão sendo avaliados. Hoje em dia praticamente já não existe mais ecocardiograma sem doppler.

OBS: O termo “bidimensional”, que frequentemente aparece, é também a modalidade mais frequente, já que a avaliação unidimensional exclusiva já não é mais utilizada e a modalidade tridimensional ainda é restrita e tem usos bastante específicos.

Para que serve o ecocardiograma?

O ecocardiograma é um exame utilizado para avaliar  a estrutura e funcionamento do coração. Ele serve para diagnosticar doenças, avaliar a repercussão de doenças já conhecidas sobre o coração e também avaliar potenciais complicações As principais indicações para realização desse exame são:

  • Análise da função cardíaca (coração fraco pode ser causa de sintomas como falta de ar e inchaço nas pernas);
  • Análise do tamanho e espessura das paredes cardíacas (doenças como pressão alta pode causar engrossamento das paredes);
  • Avaliação das estrutura das válvulas, malformações nas válvulas e visualização de saída de sangue (alterações nessas estruturas causam sopros);
  • Alterações na membrana que reveste o coração (existem doenças que levam ao acúmulo de líquido ao redor do coração);
  • Investigar a causa de sintomas como falta de ar, cansaço excessivo (diferentes tipos de alterações no coração podem causar esses sintomas);
  • Doenças como sopro cardíaco, trombos no coração, aneurisma, tromboembolismo pulmonar (muitas doenças não cardíacas podem ter repercussão sobre o coração);
  • Investigar massas e tumores no coração.

Não existe nenhuma contraindicação para a realização ao exame transtorácico, que pode ser feito até mesmo em bebês e crianças, sendo também indicada a sua realização por atletas amadores e profissionais e pessoas que irão começar a praticar atividade física ou aumentar a intensidade.

Atendimento na Clínica do Coração - Dr. João de Deus

especialidade

Perto de você: em Feira de Santana - BA

A Clínica do Coração – Dr. João de Deus está localizada na Avenida Maria Quitéria, Nº 1388, no centro da cidade, é facilmente identificado.

Atendimento por Telemedicina

Para sua maior comodidade, o seu atendimento pode ser feito no conforto de sua casa. Saiba os benefícios da telemedicina:

  • Evita idas desnecessárias a clínicas e hospitais;
  • Acesso fácil e rápido a um atendimento médico;
  • Maior segurança em tempos de pandemia;
  • Maior comodidade ao poder realizar a consulta em casa.

Contato

Em que eu posso te ajudar? Cuidar do seu bem estar é fundamental. Fale comigo!

Dr. André Chateaubriand


CRM 27700 BA | 171447 SP
RQE 18800 | 18801 | 21386