Quando a gente fala de diabetes, muita gente pensa so no açúcar alto do sangue. E isso não está errado, mas é um conceito incompleto! Tão importante quanto saber disso é saber as consequências graves que podem ocorrer ao longo de meses e anos caso ele não seja controlado.
É possível até pensar que essas complicações devam ser raras, pois a pessoa precisaria negligenciar a doença por muito tempo… Porém muitas pessoas só descobrem que tem diabetes depois de muitos anos da doença, pois não vão ao médico e não fazem exames!
Agora que você entendeu a importância desse assunto, aprenda mais sobre as principais complicações:
1) Infarto ( ataque cardíaco) e Acidente vascular cerebral ( AVC – conhecido como “derrame cerebral”) : essas são as duas doenças cardiovasculares mais graves, consequências do entupimento total de artéria do cérebro ou do coração e são as duas principais causas de morte em adultos no brasil. 2 em cada 3 mortes de pessoas com diabetes são causadas por essas duas doenças.
2) Retinopatia diabética: esse é o nome da principal doença que o diabetes causa nos olhos. A retina é uma camada interna do olho sensível à luz e que capta aquilo e manda para o cérebro, onde é formada a visão. Para isso, ela precisa receber sangue permanentemente através de vasos muito finos. O sofrimento desses vasos devido ao diabetes causa também o sofrimento da retina. Inicialmente geralmente não causa sintomas, mas depois pode haver piora gradual da visão, embaçamento ou mesmo perda súbita da visão, Por isso que quem tem diabetes deve ir ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
3) Insuficiência renal: Podemos dizer que os rins filtram todo o sangue de uma pessoa cerca de 12 vezes por hora! Para isso, os rins são muito ricos em vasos sanguíneos, e portanto sofrem muito com o diabetes descontrolado. Inchaço nas pernas, fraqueza, vômitos, coceira são sintomas que podem ser causados, porém só irão aparecer em fases tardias! Exames simples de sangue e urina já avaliam se os rins estão bem e fazem parte da avaliação rotina de quem tem diabetes.
4) Amputação das pernas é uma consequência tardia do sofrimento que o diabetes causa nas artérias das pernas e também nos nervos. É uma mistura de abastecimento insuficiente do sangue, com perda de sensação de dor e a defesa reduzida do corpo para infecções. E aqui eu destaco que muitas vezes o problema começa pelo pé. Isso mesmo: quem é diabético precisa ter muito cuidado com os pés – tudo pode começar com um ferimento que não cicatriza, formigamentos nos pés ou mesmo muitas dores.
5) Neuropatia diabética: esse é o nome dado ao dano que o diabetes causa nos nervos. Até 1 em cada 4 pessoas já tem neuropatia quando descobrem que são diabéticas. A forma mais comum é atacar vários nervos, e com isso causar dores e formigamento pelo corpo, principalmente nas pernas. Mas, assim como vasos sangüíneos, a gente tem nervos por todo o corpo! Então são muitas as manifestações. Por exemplo, os nervos que comandam o estômago e intestino, e podem causar empachamento depois das refeições, intestino preso e até mesmo diarreia!
Agora que você já sabe mais sobre as consquências do diabetes descontrolado, não deixe de conscientizar alguém e envie esse texto!
Me acompanhe nas redes sociais para ainda mais informações!